Totvs, Intel e Microsoft vão levar gestão e mobilidade para hospitais brasileiros

Com apoio do Einstein, as três empresas vão ofertar ERP e tablets com objetivos de melhorar o atendimento aos pacientes da rede pública e privada.

TOTVSOs hospitais brasileiros estão entre os segmentos no Brasil que mais devem investir em tecnologia para acelerar a informatização dos processos internos e melhorar o atendimento à população, considerado precário, principalmente na rede pública. Para ajudá-los nessa tarefa, quatro grandes organizações acabam de anunciar uma aliança estratégica com objetivo de entregar soluções de ponta ao setor. São a Totvs, Microsoft, Intel e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

IntelTodas já atuavam isoladamente no setor de saúde e agora resolveram somar esforços para oferecer aos hospitais uma solução composta por software de gestão e mobilidade. A oferta engloba a entrega de tablets equipados com aplicativos que podem ser contratados no modelo tradicional para rodar nos data centers internos ou software como serviço (SaaS), na nuvem.

MicrosoftPelo acordo, cada uma das quatro empresas participará com seu conhecimento na composição da oferta para hospitais. A Totvs, por exemplo, entra na parceria, fornecendo sistema de gestão empresarial (ERP), aproveitando sua experiência na administração de mais de 12 milhões de vidas e 9,7 mil leitos com suas soluções para saúde.

A Microsoft ficará responsável pelo fornecimento do banco de dados SQL server e integração de plataformas, enquanto o Einstein, que é um dos hospitais mais bem informatizados do Brasil, prestará serviços de consultoria para outras instituições de saúde.

Já a Intel vai apoiar na entrega de tablets, trazendo dos Estados Unidos, os dispositivos fabricados pela Motion Computing baseados em sua plataforma de processadores e projetados especialmente para área de saúde.

Segundo José Luis Bruzadin, gerente de desenvolvimento de negócios de Saúde Digital da Intel no Brasil, os tablets que a companhia está trazendo para o mercado local foram fabricados para atendimento de hospitais. Eles possuem telas de aproximadamente dez polegadas e podem ser esterilizados para uso até em centro cirúrgicos.

Os dispositivos vêm com biometria, recursos para leitura de código de barras para identificação dos medicamentos, conectividade RFID (comunicação por radiofrequência) e carregam uma alça especial para serem carregados pelas enfermeiras. Esse modelo pode ainda ser transportado em carrinhos especiais, usados pelas equipes de enfermagem.

Segundo Bruzadin, a solução vai se adequar à necessidade de cada hospital. Num primeiro momento, os dispositivos são importados, mas o executivo não descarta a possibilidade de a Intel ter uma solução fabricada localmente, caso haja demanda por esse tipo de tablet.

Oportunidade de negócios 

Para Nelson Berny Pires, diretor do segmento de saúde da Totvs, a aliança estratégica formada entre as quatro organizações tem a proposta de entregar soluções inovadoras para o setor, reduzir custos e melhorar o atendimento aos pacientes. Ele observa que o Brasil conta com cerca de 7 mil hospitais entre privados e públicos e que cerca de 40% deles ainda não possuem sistemas integrados. Ele menciona a região Nordeste, onde mais de 70% dessas empresas trabalham com planilha Excel.

A área de saúde oferece muitas oportunidades de negócios para as empresas de TI, segundo informa Patrícia Freitas, executiva da Microsoft Brasil. Ela afirma que esse setor responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e que precisa ser informatizado. “É um segmento de muita importância e percebemos que há uma necessidade de melhoria da gestão”, ressalta a executiva.

Com a solução de gestão e mobilidade que as quatro empresas desenvolveram, Pires informa que os hospitais vão poder acompanhar em tempo real informações dos pacientes.  Da beira do leito, por exemplo, as enfermeiras vão registrar no equipamento dados sobre medicação, abolindo as anotações em papel. O dispositivo também pode ser usado por médicos, inclusive em centros cirúrgicos.

Ao registrar informações dos pacientes no momento em que estão sendo atendidos, Pires informa que haverá um maior controle sobre o tratamento deles. Ele menciona que hoje as enfermeiras cadastram dados no computador depois que voltam ao departamento de enfermagem, com probabilidade de erros.

“A solução que desenvolvemos permite que todas as informações dos pacientes sejam registradas em tempo real e que os medicamentos sejam ministrados no horário certo e ao paciente certo”, informa Pires.

Apesar de a Totvs e Microsoft serem concorrentes na área de ERP, nessa parceria as duas vão cooperar para explorar o mesmo segmento. “E uma aliança estratégica com foco na melhoria da gestão de saúde”, explica Patrícia.

Porém, nesse acordo a fornecedora de ERP será a produtora de software nacional. Pires esclarece que os aplicativos que vão rodar no tablet podem ser hospedados na nuvem tanto pela Totvs quanto pela Microsoft.

Por Edileuza Soares

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Inteligência de Negócios e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s