Trabalho remoto: a importância da empresa estar preparada

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a flexibilização das relações de trabalho traz sim uma quantidade enorme de benefícios para as empresas. O problema é que esses benefícios nem sempre são dimensionados adequadamente devido aos mitos contados por aí. Um deles atinge diretamente o trabalho remoto, cada vez mais presente no mercado de trabalho.

Por mais que não ter o funcionário 100% presente na empresa costume gerar algumas inseguranças, quem adota essa prática sabe muito bem o quanto ela é benéfica para os negócios. Seja você defensor da ideia ou não, uma coisa é certa: é importante que saiba como essa tendência vem se expandindo e qual a importância de sua empresa estar pronta para ela. Acompanhe e descubra!

O crescimento do trabalho remoto

A adoção do trabalho remoto é tendência mundial. Sabia que os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido são líderes na quantidade de profissionais trabalhando em home office? No Brasil, porém, apenas 36% das empresas usam o trabalho remoto, sendo que 65% delas são de capital estrangeiro — o que pode justificar a implementação da prática.

Como curiosidade, podemos ainda citar que 73% das empresas que oferecem esse tipo de benefício estão localizadas no estado de São Paulo e que, do total de empresas que investem em home office, 45% delas oferecem o benefício a todos os funcionários, enquanto 36% apenas para alguns cargos — como TI, vendas e gerências. 41% praticam o trabalho remoto integralmente, com os funcionários não precisando comparecer à empresa durante toda a semana! O que acha de tudo isso?

A adoção do home office pelas empresas

A motivação para que o trabalho remoto seja cada vez mais usado pelas empresas está diretamente atrelada às facilidades que a tecnologia traz. Atualmente, é possível desenvolver projetos em colaboração na nuvem, fazer apontamento de horas por meio de aplicativos e acessar sistemas de gestão somente com acesso à internet. Nenhuma dessas ferramentas era tão acessível há 10 anos, tampouco a legislação trabalhista permitia tal flexibilidade.

Apesar de ainda precisarmos que evoluir bastante na formalização desse tipo de relação trabalhista, a verdade é que hoje temos os meios para adaptar as atividades da empresa a formas mais versáteis de obter um trabalho profissional. Mas não se trata apenas de dinamizar as relações de trabalho! As empresas que adotam o home office obtêm diversas vantagens, como você verá a partir de agora:

Redução de custos

Quando uma empresa trabalha em regime 100% remoto, não precisa mais arcar com locais amplos, repletos de mesas, computadores e telefones, por exemplo. Usando o home office apenas em período parcial, a empresa economiza em energia elétrica, água, telefonia, limpeza e outras despesas fixas que oneram o caixa e não trazem benefícios diretos ao empreendimento. Em outras palavras: redução de custos é uma das grandes vantagens do trabalho remoto.

Aumento de produtividade

Seja pela longa jornada no transporte coletivo ou pela demora no trânsito, funcionários que levam muito tempo para se deslocar de casa para o trabalho tendem a desenvolver um nível altíssimo de estresse. Já pensou que esse tempo agora perdido pode ser revertido em mais horas de sono, maior tranquilidade para trabalhar e menos preocupações com horários de entrada e saída? Mais relaxado, o funcionário aumenta sua produtividade e eficiência, sem contar que se compromete mais com suas atividades.

Qualidade de vida

Fala-se muito em qualidade de vida no trabalho, mas poucas empresas conseguem efetivamente oferecer um ambiente laboral atrativo para seus profissionais. Por mais que tenham à disposição salas de descompressão emocional, salão de jogos e outros benefícios, é fato: pessoas sentem falta de um tempo realmente dedicado a elas e às suas necessidades. Ao oferecer a possibilidade de trabalho remoto, a empresa abre espaço para que essas necessidades sejam atendidas, mudando a perspectiva da produtividade do trabalhador. Em vez de cumprir horas, ele cumpre metas, o que influencia também nos resultados operacionais.

Retenção de talentos

Oferecer a opção de trabalho remoto é uma forma de valorizar seu time, demonstrando confiança e despertando autonomia. O profissional sente que a empresa está dando uma oportunidade e se compromete com os resultados, tornando-se uma pessoa mais engajada com o negócio. Diante de uma oferta de trabalho em outra empresa, por exemplo, ele pensará 2 vezes antes de perder tal benefício.

A preparação para o trabalho remoto

Que tal ser mais um caso de sucesso com o home office? A partir daqui, trazemos algumas dicas para que você possa preparar sua empresa para essa nova tendência. Veja!

Invista em tecnologia

Como você deve ter percebido, o que possibilita que as pessoas trabalhem a partir de casa é a tecnologia. Sendo assim, se você pretende adotar o home office como prática na sua empresa, precisa fornecer as ferramentas adequadas ao time.

Comece por adotar um sistema de gestão na nuvem. Como ele é sua central de inteligência, deve poder ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Em seguida, parta para uma solução de armazenamento em nuvem, permitindo que todos os documentos da empresa fiquem acessíveis para quem estiver trabalhando em home office. O passo seguinte é ter uma ferramenta de colaboração que permita o desenvolvimento de projetos e ideias em equipe, tudo on-line. Complemente com aplicativos para videoconferência, controle de horas trabalhadas e servidores de e-mail consistentes.

Eduque seus funcionários

Trabalhar remotamente é o desejo de muitas pessoas, mas deve haver um compromisso com os resultados da empresa. Se o funcionário não souber organizar seu tempo e suas atividades, as distrações do dia a dia podem sim tirar a concentração do trabalho e acabar afetando a produtividade. O que você pode fazer é treinar sua equipe. Ofereça capacitações para ajudá-los a se organizar e crie um blog corporativo para compartilhar ideias a respeito, falando sobre organização do local de trabalho, infraestrutura necessária e atitudes a serem desenvolvidas.

Tenha um suporte de qualidade

Se o sistema cair, a internet falhar e a videoconferência não sair, sua equipe precisa de ajuda imediata. Estando dentro da empresa, fica fácil acionar o pessoal da TI, mas se os funcionários estão em home office, esse processo precisa de um maior cuidado. Tenha um help desk que possa ser acessado via telefone, videoconferência, chat ou aplicativo. Assim, sempre que um colaborador tiver dificuldades, deve acessar esse suporte rapidamente para não perder tempo e produtividade.

Viu como não é tão difícil adotar o trabalho remoto? E viu também que a principal solução de que você precisa se chama cloud computing? Então que tal conferir as vantagens dela agora mesmo?

Fonte: SONDA

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Comportamento Humano e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s