Perda de memória e preguiça são efeitos de uma vida cada vez mais digital.

CelularOs livros de história e dicionários foram praticamente aposentados. Se a sua resposta para “qual é a sua primeira fonte de pesquisa quando precisa descobrir alguma coisa” for “a internet”, saiba que você faz parte de um terço dos adultos.

Se considerarmos que 60% da população mundial ainda não tem acesso à internet, nos tornamos maioria absoluta, ou seja, todo mundo que tem conexão recorre à internet …

De acordo com um estudo internacional, recém-divulgado por uma empresa de segurança digital, está se tornando cada vez mais comum esquecermos informações que conseguimos acessar em um dispositivo digital ou pela internet.

O fenômeno está sendo chamado de Amnésia Digital.

O estudo mostrou, ainda, que ao apresentar uma questão, 57% dos entrevistados tentam sugerir uma resposta sozinhos, mas 36% recorrem à internet. Parece que a facilidade de acesso ao conteúdo faz com que tais pessoas não queiram perder tempo para “lembrar” de algo.

Além da “preguiça”, cerca de 25% dos entrevistados admite que esquece a informação após utilizá-la. Essa ânsia pela informação rápida, combinada com o esquecimento precoce, tem implicações sobre nossa memória a longo prazo.

Psicólogos que acompanharam a pesquisa acreditam que a tendência de procurar informações antes de tentar lembrá-las impede a formação de memórias mais sólidas e duradouras.

A Amnésia Digital é, na verdade, um reflexo de uma vida cada vez mais conectada e bombardeada de informações. Atualmente, menos pessoas mantém o que pesquisa em dispositivos móveis ou pela internet no cérebro.

TÓQUIO (IPC Digital)

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Comportamento Humano e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s