RFID na gestão da cadeia logística

RFIDOs benefícios da tecnologia na Logística vão muito além do que fazer o controle da movimentação e armazenamento dos materiais ao longo da cadeia

Um dos campos férteis para a aplicação da tecnologia RFID é na gestão da cadeia logística (Supply Chain Management). As funcionalidades do RFID permitem desenvolver aplicações logísticas mais flexíveis e inteligentes. Neste artigo vamos abordar as diversas possibilidades e benefícios da aplicação do RFID na logística.

Aplicações do RFID Nos hospitais, o uso de etiqueta RFID com sensor de temperatura possibilita enviar a temperatura do paciente em pequenos intervalos de tempos. Os dados podem ser monitorados por meio de um software que pode enviar uma mensagem de alerta ou fazer com que ligue um led de alerta no quadro de controle da enfermaria.

A aplicação do RFID com sensor de temperatura não se limita a hospitais. Pode ser usado tanto no processo de fabricação como na logística. Os frigoríficos podem utilizar a etiqueta RFID para monitorar a temperatura dos produtos perecíveis durante a entrega e assegurar que foram entregues em perfeitas condições de consumo.

Nos aeroportos a bagagem com etiqueta RFID relaciona ao dono, voo e destino. Desta forma, a bagagem pode ser monitorada a cada passagem pelos postos de controle evitando perdas de bagagens. Além disso, pode ser localizada facilmente e redirecionada no caso de alteração de voo, com segurança e em menos tempo.

Como o RFID agrega valor aos produtos e serviços na cadeia logística: Estes exemplos mostram que os benefícios do RFID na Logística vão muito além do que fazer o controle da movimentação e armazenamento dos materiais ao longo da cadeia logística. Bem aplicada, a tecnologia RFID pode mudar a forma de fazer os negócios, contribuir na melhoria dos serviços, atender melhor os clientes, aumentar a qualidade dos produtos, reduzir tempo, custo de distribuição e movimentação de materiais.

As principais funcionalidades que permitem ir além das fronteiras das atividades gerenciais e agregar valor nos produtos e serviços são:

  • Armazenar dados do produto além do código do item.
  • RFID do tipo ativo pode enviar dados, indicativo de situação umidade, temperatura e até a localização exata se combinado a um GPS.
  • RFID UHF pode alcançar até mais de 10 metros, dependendo do ambiente.
  • Possibilidade de leitura e gravação de dados (Read-Write).
  • Captura de RF de objetos em movimentos não uniformes.
  • A leitura não precisa ser estática e em linha reta como no código de barras.
  • Distância de captura maior do que da leitora óptica (Range de leitura).
  • Gravar código único de produto ou peça não alterável (Read only).
  • Reutilização da tag RFID. Benefícios da aplicação do RFID na logística: Os principais benefícios da aplicação da tecnologia RFID na cadeia logística são:
  • Melhoria nos níveis de serviços agregando flexibilidade e inteligência nos processos.
  • Na fabricação: Recebimento automatizado integrado ao PCP permite dar continuidade sem perda de tempo aguardando a notificação de recebimento do material.
  • Linha de montagem: Produção customizada de produtos.
  • No varejo: Reabastecimento automático dos itens faltantes, controle da data de validade, agilização do check-out, controle de estoques, controle de devoluções.
  • Evitar falsificações com a gravação do código único do produto não alterável.
  • Conferir caixas, pallets e prateleiras no alto sem ter que abrir ou sem contato visual.
  • Redução no tempo total do ciclo pedido até entrega da mercadoria.
  • Ganhos de velocidade nas movimentações de materiais.
  • Redução de erros nas entregas de pedidos dos clientes.
  • Eliminação de processos de leitura um a um do código de barras e consequente ganho na velocidade de leitura com a captura simultânea de várias tags.
  • Mais agilidade e rapidez na localização dos materiais.
  • Rastreamento de pessoas, animais e objetos.
  • Controle de estoque: Registro automático das entradas e saídas de materiais.
  • Monitoramento e controle de operações logísticas aumentando a segurança.
  • Certificar que foi feito a captura da tag RFID, gravando a data/hora da leitura.
  • Inventário de produtos e materiais com rapidez com menos mão de obra.

Evidentemente existem também fatores que dificultam a aplicação da tecnologia RFID. Ondas de rádio podem ser impedidas de propagação se encontrar algum obstáculo. Metais influenciam na distância da captura. Líquidos e o próprio corpo humano podem também impedir a captura. A distância de captura se não for bem planejada pode causar problemas como do tipo abrir uma cancela indevidamente.

Observando as funcionalidades e os benefícios que o uso da tecnologia podem proporcionar, podemos concluir que o RFID pode ser o diferencial competitivo para dar mais sustentabilidade aos negócios. O importante é estudar bem a tecnologia, fazer um bom projeto, redesenhar os processos, desenvolver os aplicativos e fazer um teste piloto criterioso antes de sair colocando as tags RFID nos materiais.

Fonte: Digital Network

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s