Não adianta adotar tecnologias por modismos.

ModismoAntonio Carlos Pereira assumiu recentemente a diretoria de TI da Uninorte, Unifacs e do EAD Nacional da Laureate Brasil. Dentre os vários projetos previstos para sustentar o novo modelo global do negócio, o executivo cita como um dos destaques para o futuro próximo um rollout da solução financeira Peoplesoft (da Oracle) em todas as nossas instituições.

“Um dos nossos desafios é entender de que forma podemos extrair mais valor das tecnologias existentes e de que forma essas novas forças”, contrapõe o CIO da instituição, que respondeu algumas perguntas sobre desafios, estratégias e planos que enxerga no horizonte.

Computerworld Brasil – Que desafios assume com a posição? Que mudança deve imprimir no departamento de TI da empresa?

Antonio Carlos Pereira – Existem, de início, dois tipos de desafios nessa minha nova missão: corporativos e pessoais. Os corporativos estão ligados ao momento vivido pela Laureate no mundo todo, se transformando em uma grande empresa global, buscando os benefícios de uma rede através de padrões de processos e ferramentas, com ganhos de escala e aumento na eficiência operacional. Já os pessoais estão ligados à difícil missão de equilibrar minhas responsabilidades em administrar a TI de duas grandes universidades: Unifacs (Salvador) e Uninorte (Manaus).

if (isSync){ googletag.display(“x21”); } else { googletag.cmd.push(function() { googletag.display(“x21”); }); } Computerworld Brasil – Que estratégias pretende implantar?

Pereira – Recentemente, uma nova estrutura foi formada na área de TI Brasil, sob direção de Fátima Primati. Como fruto dessa mudança, foi estabelecido um plano estratégico 2015-2020. Seguiremos as estratégias já definidas da corporação, que englobam a padronização de processos, sistemas, plataformas e fornecedores, bem como a adoção e disseminação de boas práticas em governança e inovação.

Computerworld Brasil – Quais projetos devem ser prioridade em 2015 e 2016?

Pereira – Dentre os vários projetos de TI para sustentar o novo modelo global do negócio, um dos destaques é o rollout da solução financeira Peoplesoft (da Oracle) em todas as nossas instituições.

Computerworld Brasil – O que pretende fazer para alavancar a inovação a partir da TI?

Pereira – Algumas pesquisas demonstram que a TI tem baixa participação no setor de Educação quando comparado a outros setores como Serviços Financeiros. Um dos nossos desafios é entender de que forma podemos extrair mais valor das tecnologias existentes e de que forma essas novas forças (Redes Sociais, Analytics, Mobile e Cloud) podem contribuir com o negócio, seja para o corpo docente, alunos e também para o grupo administrativo.

Computerworld Brasil – Como conceitos como cloud e big data devem impactar no futuro dos projetos de TI da empresa?

Pereira – A Laureate já utiliza soluções em nuvem e tem iniciativas de big data em algumas frentes de trabalho e instituições ao redor do mundo. A ideia sempre é saber onde isso faz sentido e agrega algo ao negócio, e não simplesmente aderir por “modismo”.

Fonte: Computerworld

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s