Porque a compra da Bematech pela TOTVS foi a melhor aquisição nos últimos anos.

TOTVS-20150819Um tripé de fatores pode ajudar a explicar o novo passo da empresa.

Na sexta-feira passada, o mercado de ERP brasileiro foi surpreendido com uma notícia importante, que foi o anúncio da aquisição da Bematech pela TOTVS. Se avaliarmos o impacto da notícia, podemos afirmar que desde a aquisição da Datasul pela TOTVS em 2008 não tínhamos uma movimentação com tamanha relevância.

E porque afirmamos que esta foi a melhor aquisição da TOTVS nos últimos anos, senão a melhor de todas? Alguns pontos:

Saiu barato. A TOTVS em 2008 comprou a DATASUL por R$ 700 milhões, que computou um faturamento no ano anterior de R$ 224 milhões. Agora, o valor pago foi menor, em torno de R$ 550 milhões, por uma empresa que faturou R$ 425 milhões em 2014. É importante dizer que, naquela época, havia toda uma questão estratégica na aquisição da Datasul e o que estava em jogo era a consolidação do mercado, uma manobra indicativa de valorização da empresa, e por conta disso, o valor pago. Mas em números, a comparação é bastante coerente.

A próxima fronteira. A TOTVS entra com força numa área que até este momento não atuava com tamanha participação e know-how: o mercado de hardware. Numa avaliação de base de clientes, que chega a 26.000 clientes hoje, a empresa pode vislumbrar um potencial gigante de estender ainda mais sua receita e agregar mais valor ao seu portfólio de serviços. E a Bematech traz ainda uma capilaridade muito maior do que a atual rede de franquias e representantes da TOTVS.

Fuga da crise. O incremento de receita advindo do segmento de varejo, que até o momento sente a crise com menor impacto que o setor manufatureiro, por exemplo, é uma manobra para melhorar os resultados financeiros e apresentar balanços satisfatórios aos acionistas.

É sabido que, na grande maioria dos países ricos, a área de Serviços e Varejo compreende uma grande parcela do PIB (nos EUA esta fatia representa 79,7% do PIB total). E com a China cada vez mais forte na área industrial, mudar a composição de clientes para Serviços, Agro, Varejo é uma saída inteligente, visto que a produção industrial deve sentir cada vez mais o avanço de gigantes do e-commerce como Alibaba, além de outros que já existem, que facilitam a entrada de produtos manufaturados chineses.

Com a notícia, o mercado brasileiro de software de gestão empresarial torna-se ainda mais uma disputa aparentemente desigual: de um lado, uma gigante composta agora por um portfólio que inclui software, serviços e agora hardware; e de outro, algumas centenas de empresas menores, cada uma com seu diferencial competitivo.

Mas esta história de desigualdade remete a um fato épico: o combate entre Davi e Golias. E a lição é conhecida por todos há milhares de anos. Mesmo enfrentando um gigante, lembre-se como Davi venceu a batalha: ele aproveitou a única oportunidade que teve. Neste caso se abrem muitas delas, basta só enxergá-la e aproveitar.

Por Marcelo Sinhorini

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Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
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