Para onde vão os investimentos em Tecnologia da Informação em 2015?

Investimentos ITConheça também as áreas que tendem a passar por retração no volume de projetos ao longo do próximo ano

Executivos de tecnologia começam a fazer suas listas de projetos (e desejos) para o próximo ano. Há uma expectativa grande de que iniciativas envolvendo mobilidade se intensifiquem ainda mais no futuro breve. Isso, por si só, deve puxar uma série de iniciativas paralelas e complementares envolvendo temas como segurança, nuvem, analytics e desenvolvimento de sistemas.

Percebe-se um otimismo no mercado. Mesmo com uma economia praticamente estagnada, os líderes de TI mostram-se animados. Uma pesquisa da Computerworld norte-americana demonstra recuperação nos orçamentos destinados à tecnologia.

Quase metade (43%) em um total de 194 respondentes afirmou que seus orçamentos crescerão. O dado revela uma elevação de 7 pontos percentuais sobre a projeção verificado para 2014. A média de crescimento nos investimentos gira na casa dos 4,3%. Eis alguns tópicos que estão na mesa de discussões de muitos CIOs mundo a fora.

  1. Segurança –Está aí uma das prioridades das organizações para o futuro breve. Vimos uma série de notícias ruins (Home Depot, Target, …) sobre roubo de dados chegando à mídia no passado recente. Justamente por isso, que recursos de segurança figuram no radar de 46% dos líderes de tecnologia que participaram do estudo. A lista contempla projetos envolvendo desde ferramentas de controle de acesso, prevenção contra invasões, gestão de identidade e proteção contra vírus e malwares.

Aliás, trata-se de uma área que segue um ritmo constante e intenso em termos de investimento ao longo da última década. O desafio agora visa balancear os níveis de proteção com a agilidade de negócios. Logo, entende-se uma busca por abordagens cada vez mais proativas nessa seara.

  1. Nuvem –As empresas seguem um movimento de canalização de investimentos para cloud computing, em detrimento de grandes somas alocadas na construção de suas próprias infraestruturas. Mais de 40% dos respondentes do estudo da Computerworld revelaram que suas organizações investirão mais em software como serviço (SaaS) e um mix denuvens públicas, privadas e híbridas ao longo de 2015.

Para muitas companhias, a migração para esse novo ambiente não requer investimentos diferentes dos já previstos. Trata-se de uma mudança de bolso. Ao invés de comprarem seus próprios servidores, storage e sistemas, comprarão infraestrutura e softwares pagando as a Service. Mas, obviamente, há algumas exceções, especialmente junto a pequenas e médias organizações, que pulam etapas e, em muitos casos, já vão direto para essa nova arquitetura computacional.

  1. Business Analytics –Big data aparece de forma cada vez mais nítida no horizonte das organizações: 38% dos executivos de TI entrevistados disseram quededicarão mais recursos de tecnologia em ferramentas de análise, mineração de dados e business intelligence no próximo ano. Digitalização das organizações vem como um tema forte para as companhias a partir de agora. Isso se deve a fatores que vão desde a explosão das redes sociais até elementos da internet das coisas (IoT).
  2. Desenvolvimento de aplicações –Mais de um terço (38%) dos respondentes indicou que gastará mais dinheiro atualizando ou substituindo aplicações, incluindo app móveis
  3. Conexão sem fio/mobilidade –Os recursos destinados a iniciativas de mobilidade traduzem, até certo ponto, o momento pelo qual passa a indústria. A pesquisa identificou que 35% dos respondentes planeja algum tipo de projeto nesse sentido. Mas, engana-se quem pensa que isso tem relação exclusiva com dispositivos. Os esforços tocarão tecnologias de RFID, ferramentas de acesso remoto, gestão de aplicações à distância e, também, em aplicações mais tradicionais de cobertura de ambientes com redes sem fio e aquisição de aparelhos. Outro fato relaciona-se ainda a estratégias para suportar o movimento de consumerização (BYOD) por parte dos departamentos de TI.

Sem cortes Mas nem tudo são flores. Os investimentos tendem a declinar em algumas áreas. Hardware, que vive um momento difícil, deve amargar mais um ano complicado. Pela pesquisa 24% dos respondentes sinalizou redução nos gastos com servidores, PCs e outros equipamentos. Com uma inclinação maior para terceirização das operações de TI, 19% dos entrevistados afirmou que projetos de modernização ou substituição de sistemas legados ficará em segundo plano e 16% apontou que pretendem gastar menos com consolidação de data center.

O investimento em softwares instalados também não terá um futuro muito animador em 2015. A pesquisa revela que 15% das empresas espera cortar os gastos com sistemas de ERP e CRM, ferramentas open source, de SOA, sistemas operacionais entre outros. Outra frente que verá cortes nos recursos toca sistemas de comunicação unificada e mensageria.

Prioridade: contenção de despesas Mesmo com mais dinheiro para investir no próximo ano, 53% dos executivos de TI entrevistados colocaram o fator ‘contenção de despesas’ com uma de suas principais prioridades. Esse quesito vem seguido por automatização de processos de negócio (47%) e otimização dos investimentos já realizados (44%).

Fonte: IDG News Service

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s