Home office produtivo

Home Office (1)Trabalhar em casa tem diversas vantagens: é possível conciliar os compromissos profissionais e pessoais, flexibilizar a jornada diária, evitar o trânsito, reduzir custos com transporte, alimentação e aluguel do escritório e ainda ficar mais próximo da família.

Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas como, por exemplo, postergar as tarefas para à noite, sem respeitar o período de descanso necessário. Distrações com a televisão, os filhos ou os afazeres domésticos durante o expediente também devem ser evitadas.

Para que a prática do home office seja produtiva, confira as recomendações da coordenadora do curso de Recursos Humanos da Universidade Estácio, de São Paulo (SP), Sonia Prado:

– Monte um espaço reservado para o trabalho, com as ferramentas necessárias para a sua atividade, como computador, telefone, impressora etc. O fator ergonômico também é importante, portanto, escolha móveis adequados, para não haver problemas de saúde, como tendinites. Evite trabalhar no sofá com o laptop no colo.

– Defina um horário fixo para iniciar e terminar o expediente, com pausas para refeições.

– Mantenha a disciplina e organize as suas tarefas diárias, para que possam ser integralmente cumpridas. “O home office pode trazer flexibilidade, mas não pode se basear no improviso”, afirma Sonia.

– Fixe um horário para os compromissos pessoais, como ir à academia por exemplo. “Não vale a pena ir à academia durante o horário do expediente se, depois, o trabalho tiver que avançar pela noite”, observa.

– Participe ou promova encontros pessoais com colegas, gestores ou clientes, ao menos uma vez por semana. “Este relacionamento é importante para manter a afinidade com quem se trabalha e evitar o isolamento”, diz a coordenadora.

Para Sonia, a prática do home office é uma tendência que ganha força no Brasil, principalmente para quem trabalha em áreas comerciais ou atividades autônomas. “Nas grandes cidades, as empresas têm se preocupado com o deslocamento cada vez mais difícil dos profissionais. Além disso, há a migração de talentos para cidades ao redor dos grandes centros, em busca de qualidade de vida. Portanto, o mercado também faz com que o home office se fortaleça”, conclui.

Por Nancy Campos

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Comportamento Humano e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s