Microsoft mostra, em conferência, chamadas de voz entre Lync e Skype

Microsoft-1A Microsoft demonstrou na conferência Lync 2013, novas capacidades de sua plataforma de comunicações unificadas Lync, incluindo clientes para dispositivos Android, iPhones e iPads que suportam VoIP.

A capacidade de VoIP significa que os dispositivos anteriormente sem voz, como iPads que têm conexões de dados, podem agora participar em reuniões com Lync. Os novos recursos também significam que os dispositivos que suportam conexões tradicionais de celulares podem entrar nas reuniões usando VoIP sobre redes Wi-Fi disponíveis, o que permite preservar os minutos  dos planos de dados móveis.

Também foi demonstrada na conferência uma chamada de voz concluída entre uma máquina cliente do Skype e uma máquina cliente da Lync. Até agora, apenas chamadas de áudio são possíveis. Durante a palestra de abertura, o vice-presidente da Lync na Microsoft, Derek Burney, demonstrou o VoIP sobre Wi-Fi e vídeo em um Windows Phone, bem como em um telefone Android e um iPhone.

Outra demonstração trouxe voz e vídeo para um iPad, aparelho que não tem suporte nativo de voz, bem como recursos de videoconferência. Com uma tela maior do que os telefones móveis, o iPad pode exibir simultaneamente vídeos de outros participantes da reunião, bem como um quadro branco, desktop ou apresentações de dados, tais como slides do PowerPoint. A interface de usuário da Lync é personalizada para cada dispositivo para que melhor se adapte às expectativas de onde os botões de navegação devem estar localizados, por exemplo.

O cliente para dispositivos Windows 8, como laptops e tablets, oferece recursos adicionais, tais como blocos dinâmicos – quadrados coloridos que podem exibir imagens de contatos que se alternam com uma exibição de seu status de presença. Ele conta com os cartões “People”, que fornecem uma série de informações sobre cada contato, como para quem eles trabalham e em qual equipe. Dessa forma, se determinada pessoa não está disponível, é fácil descobrir como entrar em contato com um colega. Com o Windows 8, também é possível clicar em uma notificação de reunião no aplicativo Calendário e imediatamente participar da reunião. (Houve uma falha com o demo deste recurso, pois o microfone na máquina estava sendo usado por outro aplicativo.)

Com a última versão da Lync, máquinas participantes poderão se juntar e cada uma produzirá áudio e vídeo com a maior resolução que puder suportar. Versões anteriores da Lync dariam resolução uniforme baseada no menor denominador comum do codec. Isto é em virtude de um novo codec sendo utilizado no Lync, H.264 SVC. Este codec requer menos tradução de formatos do lado do servidor para ter mais eficiência do hardware.

Parte da demonstração foi feita em um Macintosh por meio de seu navegador Safari, utilizando o novo plug-in de cliente web da Lync. O cliente móvel para iOS será lançado no final de março. O cliente Android é esperado para um mês depois, disse a MS. O cliente Windows 8 está disponível desde o ano passado na Windows Store, e uma nova versão tem lançamento previsto para sexta-feira (22), diz a empresa.

A Microsoft diz que o suporte para chamadas de vídeo entre Skype e Lync estará pronto até o final do ano.

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s