Gestores de Tecnologia da Informação perdem controle do orçamento de mobilidade

BYOD-1Com o BYOD, gastos nessa área estão sendo geridos também por outros departamentos, o que eleva os custos com dados móveis.

Quase 60% dos gestores de TI acreditam que seus custos com dados móveis vão crescer este ano por causa do aumento do uso de smartphones e tablets em suas companhias. A elevação desses gastos preocupa os CIOs, que estão perdendo o controle do orçamento de mobilidade, segundo revela relatório.

A constatação está em estudo global realizado pela iPass e MobileIron com  477 responsáveis do departamento de TI de companhias ao redor do mundo e reflete a preocupação dos gestores com crescimento dos custos com mobilidade, principalmente com os serviços de dados.

Esse incremento de gastos aumenta também os desafios dos CIOs na hora de traçar estratégias de BYOD (Bring your Own Device), que permite que os funcionários tragam para o ambiente de trabalho seus dispositivos pessoais.

Mais da metade dos CIOs entrevistados (57%) estima que os custos com dados móveis vão crescer 25% em 2013 comparado com 2012. Em média, os departamentos de TI gastam 96 dólares por empregado para pagar seus serviços de dados.

O estudo revela também que os profissionais de TI estão cada vez mais perdendo o controle dos orçamentos de mobilidade à medida que outros departamentos assumem resposansabilidade nas iniciativas de BYOD.

Em 2011, os CIOS respondiam por 53% desses projetos e em 2012 essa taxa caiu para 48%. Atualmente, 40% dos orçamentos de mobilidade corporativa são controlados por outras áreas.

Culpa do BYOD

Barbara Nelson, CTO da  iPass, afirma que com um número crescente de dispositivos móveis em múltiplas plataformas, gerentes de TI enfrentam o desafio de proteger dados corporativos e manter os custos sob controle. Mas quando os orçamentos de mobilidade são geridos por outros departamentos fica difícil de controlar principalmente os gastos do roaming de dados.

Questionados sobre as razões para o aumento dos custos de dados, 44% dos gestores de TI citaram o uso crescente de dispositivos móveis pelos empregados como causa principal causa. A segunda razão é o aumento de 41% dos planos de dados de 3G e 4G.

O relatório constatou ainda as preferências dos departamentos de TI para gerenciamento das plataformas móveis. Entre os CIOs entrevistados, 45% disseram que têm mais interesse pelo Windows Phone 8. Outros 34% demonstraram ser mais favoráveis ao novo BlackBerry 10.

Por Computerworld (Espanha)

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s