As 10 principais tendências em TI para 2014 – CIOs mais focados nos resultados de negócios

Tecnologia-02TI mais focada em trazer resultados para o negócio e soluções convergentes que garantem eficiência operacional são as duas primeiras tendências aprofundadas pelo CTO Global da Hitachi Data Systems

Semanas atrás, Hu Yoshida, CTO Global da Hitachi Data Systems, iniciou em seu blog corporativo uma série de artigos prevendo os principais movimentos do mercado de TI no próximo ano. A CIO Brasil publicou, com exclusividade, o primeiro deles, listando as 10 principais tendências, na opinião do executivo. Nos próximos dias, publicaremos o detalhamento de cada uma delas.

Abaixo, você já pode ler a análise das duas primeiras tendências, que aponta indícios de maior envolvimento dos gestores de TI nos resultados do negócio. Estes executivos deverão contar cada vez mais com soluções convergentes, prontas para implementação, que oferecem às empresas uma maneira mais fácil de consumir novas tecnologias e impulsionar o crescimento e a inovação.

1: A tecnologia mais moderna focará nos resultados de negócios
A primeira tendência é a base para quase todas as outras tendências apontadas por Hu Yoshida e representa uma mudança no foco dos executivos de TI, que deverão se preocupar cada vez mais menos com infraestrutura.  

Segundo pesquisa recente realizada pela COMPUTERWORLD/EUA, os orçamentos de TI para 2014 devem demonstrar melhorias modestas e os analistas preveem mais foco nos objetivos de negócios, apontando as 5 prioridades da área:

• Contenção de custos: 65%

• Otimização e automatização dos processos de negócios: 55%

• Otimização dos investimentos existentes: 48%

•   Aceleração do processo e a agilidade dos negócios: 45%

• Melhor colaboração com os negócios: 34%

Assim sendo, os gestores de TI serão estimulados a priorizar a entrega de resultados para os processos de negócios de suas empresas. E, para estes executivos isso pode significar concentrarem-se no upgrade de sistemas como o VMware e aplicações como o Exchange, para oferecer mais segurança, desempenho e eficiência, ou implementar novos sistemas de Gestão ou Inteligência Empresarial (ERP).

Para conter custos e otimizar ativos existentes, a virtualização do centro de dados será necessária, ajudando a otimizar os ativos atuais sem ter que se desfazer ou substituir a infraestrutura existente nas empresas. Para tanto, em vez de adotar a abordagem usual “faça você mesmo” para a implementação de soluções, a área de TI olhará mais para sistemas pré configurados ou soluções convergentes a fim de acelerar o tempo de entrega e implementação.

Para os fornecedores de TI isso significa vender soluções em vez de tecnologia. Isso requer um entendimento de toda a gama de soluções, não apenas das tecnologias de armazenamento, servidor ou rede.

Requer fornecedores que se disponham a encarar os desafios de maneira holística, em vez de tentar vender ferramentas individuais, tais como drives SSD.

Uma solução requer a integração de monitoramento, relatórios e gerenciamento de toda a infraestrutura para assim oferecer uma transparência para as aplicações. A integração também se estende para APIs, plugins e adaptadores que aumentem a eficiência de trabalho da aplicação junto à infraestrutura.

Os fornecedores de TI precisarão oferecer mais serviços que aliviem o trabalho de construção, manutenção e migração e ofereçam mais flexibilidade com ferramentas pay-per-use, licenciamento de software e manutenção.

O foco nos resultados criará maiores demandas para a área de TI bem como para os fornecedores de TI, o que, por sua vez, requererá uma parceria mais forte entre as áreas de infraestrutura e tecnologia da informação e seus fornecedores.

2: Soluções convergentes para aplicações específicas
A Tendência 2 é a migração para soluções convergentes a fim de garantirem uma implementação ágil destes sistemas e eficiência operacional.

Conforme explicado acima, a implementação de aplicações específicas requer a integração de infraestrutura, servidores, armazenamento, LANs e SANs. Nos últimos anos, a tecnologia se tornou tão complexa e especializada que a TI criou especialistas em armazenamento, servidores, redes, hipervisor, Exchange e administração de banco de dados. Todos esses administradores cuidam da sua parte da infraestrutura e coordenam suas ações com notificações de mudanças conforme passam pelos muitos ciclos de testes e validação, antes que a solução possa ser implementada. Segundo estimativas do IDC, em 2012 este processo consumiu 23,3% do tempo e recursos operacionais de uma organização de TI.

Mesmo antes que as partes integrantes da infraestrutura sejam concluídas, há um longo processo de aquisição em que os responsáveis por TI nas empresas devem decidir que produtos funcionam melhor juntos. A estimativa do que funciona melhor junto é geralmente baseada em conjecturas, especialmente se o aplicativo for novo. Muitas vezes, a infraestrutura escolhida, quando entregue, apresenta incompatibilidades com o sistema utilizado, o que resulta em falhas nos cronogramas, gasto do orçamento, custos adicionais e, possivelmente, produtos que terminarão na prateleira. Mesmo se tudo funcionar, a TI terá de lidar com os suportes de diversos fornecedores, se as partes forem de fornecedores diferentes.

As soluções convergentes para aplicações específicas podem cuidar desses problemas. Estas soluções são pré testadas e validadas pelos fornecedores junto com os criadores das aplicações para achar a melhor confirguração e o maior desempenho possível. Isto significa eliminar as potenciais falhas e, principalmente, ter uma solução que chegue pronta ao centro de dados e possa ser imediatamente integrada à rede da organização.

Dependendo do provedor de solução convergente, o suporte pode ser oferecido em uma única chamada de serviço. A Hitachi Data Systems, por exemplo, oferece a infraestrutura completa, incluindo servidores blade com cartões de memória flash, armazenamento com módulos em flash de alta performance e redes SAN e LAN disponibilizando uma única solução. A HDS também oferece uma suíte de softwares de gerenciamento de infraestrutura, incluindo servidores e armazenamento, simplificando bastante as operações. Além disso, nós prestamos serviços de OEM para a VMware, portanto podemos oferecer em uma chamada de serviço, suporte para toda infraestrutura e aplicação.

Recentemente, o Gartner publicou um relatório de Susan Tan que corrobora a identificação dessa tendência para 2014. Esse Relatório de Insights de Mercado, publicado em novembro de 2013, abre com a afirmação: “Os serviços de TI entregues em um conjunto integrado de soluções prontas para implementar oferece às empresas uma maneira mais fácil de consumir novas tecnologias para crescimento e inovação.”

A Hitachi Data Systems acredita que soluções convergentes eliminam as suposições, aceleram e incrementam o valor de aplicações específicas, facilitam o consumo de novas tecnologias, reduzem custos de OPEX e CAPEX e melhoram o suporte.

Por Hu Yoshida

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s