4 passos para começar o planejamento de sua empresa para 2014

Planejamento (1)Se você ainda não fez o planejamento de sua empresa, siga quatro passos simples para conquistar mercado e bons resultados em 2014

Faltando poucos dias para a chegada de 2014, alguns empresários ainda não fizeram o planejamento para seu negócio. Para aqueles que deixaram para a última hora, o presidente da Fran System, Batista Gigliotti, afirma que ainda dá tempo para fazer um cronograma detalhado e ter bons resultados futuros.

Confira os quatro passos que podem fazer a diferença e facilitar esse processo:

Onde estamos neste exato momento. Antes de planejar as ações de 2014, é preciso que os empreendedores reflitam sobre qual a real situação de seus negócios. Em que patamar a empresa se encontra atualmente, como o porte da empresa, perfil de clientes, estruturas, etc.

Daqui a 12 meses, onde você quer estar. Ao imaginar ou prever eventuais crises e melhorias do mercado interno, aonde sua empresa quer chegar daqui um ano? Gigliotti ressalta alguns pontos importantes que você deve considerar como a possibilidade de abrir filiais, ter um e-commerce e ampliar atuação no mercado.

Defina metas. Se preciso, busque auxílio externo para seguir o cronograma. “Lembre-se que atrasar uma meta não significa que seu plano deve ser abortado”, diz o presidente. “Imprevistos acontecem, sendo assim, esteja preparado para eles, e, se possível, atente-se a isto na hora de elaborar o planejamento”.

Liste suas prioridades. Nem tudo pode ser prioridade em um planejamento. Decida o que é mais estratégico para o seu negócio. Às vezes, ações que potencializarão o faturamento não devem ser prioridade. “Não se esqueça que aumentar o faturamento (e, consequentemente, o trabalho) não adianta nada se a qualidade de seu produto ou serviço for afetada ou tem pouca qualidade. Isso pode significar a perda de clientes e reputação no mercado”, finaliza Gigliotti.

Por Luiza Belloni Veronesi

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Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
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