O que deve ser abolido (ou evitado) na mesa de trabalho

Mesa (10)Mais da metade dos americanos julgam negativamente seus colegas de trabalho por causa da mesa; você vai deixar a desorganização acabar com sua reputação?

A sua mesa de trabalho pode estar minando sua reputação na carreira. De acordo com pesquisa da Adecco , 57% dos americanos julgam seus colegas de trabalho por causa da maneira como eles mantém a própria mesa.

E o pior: para metade dos participantes da pesquisa, falta de organização é um sinal muito claro de preguiça por parte do profissional.

Existem diversas estratégias para banir a desorganização na mesa de trabalho. Mas a principal delas é tirar os excessos de tudo aquilo que não está diretamente ligado às suas atividades profissionais.

“As pessoas dizem: eu me entendo na minha bagunça. Mas isso é sempre uma mentira”, diz Ivo de Abreu, especialista em organização. “A pessoa tem pilhas e pilhas de documentos, nunca vai descobrir onde o papel que precisa, realmente, está”.

Por isso, a dica é eliminar tudo o que está em excesso e que não tem uma relação direta com o seu trabalho:

1. Post-its

Muitas pessoas encaram os post-its como uma ferramenta para organizar a vida e favorecer a memória. Mas, de acordo o especialista, esse é um erro crasso.

“O post-it é um bilhete ou uma anotação, não é um lembrete”, afirma. “Por estar ao alcance dos olhos, o post-it vira uma interrupção”.

O especialista alerta ainda que o recurso pode ser ineficaz. “Nosso cérebro tem uma tendência de recompor imagens harmônicas. Com isso, o post-it como lembrete só funciona nos primeiros dez minutos. Depois disso, o cérebro irá recompor a imagem sem o post-it. Quando você perceber poderá ser tarde demais”.

Em outros termos, além de roubar o foco, post-its não são tão eficazes como se pensava. A dica? Organize todos os lembretes na agenda ou calendário.

2. Objetos pessoais

Equilíbrio deve ser palavra de ordem na hora de decidir o que colocar (ou não) na mesa de trabalho. Objetos pessoais até são permitidos mas desde que apareçam com moderação.

“Decorações excessivas, coleções ou outros objetos pessoais mostram que a sua prioridade não é o trabalho em si”, diz o especialista. “O espaço que você tem disponível pertence à empresa, por isso, deve ser destinado ao trabalho”.

3. Trabalhos futuros

Sinal vermelho se você deixa todo o trabalho e projetos futuros acumularem-se sobre a sua mesa. O ideal, de acordo com o especialista, é reservar espaço na mesa apenas para as atividades que você tem que desenvolver naquele momento. “Quanto mais foco no trabalho, mais você presta atenção”, diz.

Por Talita Abrantes

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Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
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