Quem tem a Informação não detém poder

Informação-1Dificilmente você nunca ouviu a frase: Informação é poder.

Falsa ou verdadeira? Só a informação basta?

 Há alguns meses atrás o aquecedor de gás da minha casa parou de funcionar. Chamei um técnico que fez seu diagnóstico e concluiu que precisava trocar os filtros e que essa troca e a revisão devem ser feitas a cada seis meses. Depois me mostrou uma etiqueta posicionada no canto do aparelho com a data da última revisão e da próxima. A revisão estava em quase dois anos atrasada. Aí não há aquecedor que resista!

Falhei em não anotar na minha agenda a data da próxima revisão, mas confesso que não visito com freqüência os aparelhos que ficam na lavanderia da minha casa.

Sugeri ao técnico-vendedor que criasse uma planilha no Excel ou anotasse em sua agenda logo que terminasse o serviço a data da próxima revisão e que entrasse em contato com o cliente, no futuro, para lembrar e oferecer seus serviços.

Com cara de espanto ele me diz: – Mas isso não é minha obrigação!

Agradeci o conserto e anotei em meu palm a data da próxima troca.

 Imagine quantos serviços de manutenção essa empresa perde, abre espaço para o cliente pesquisar e procurar um concorrente e ainda pior é o dinheiro que deixa de ganhar.

Neste caso o técnico tem a informação, mas não gera uma ação.

Que tal mudar a frase para: Transformar a informação em AÇÃO é poder

 Fique atento a qualidade da informação. Hoje temos tudo on line. Pesquisas, dados, fofocas, o que você quiser encontra na rede, nos livros, revistas, entre outras fontes. Nem toda informação é confiável e o seu excesso mais prejudica do que ajuda uma boa análise. Separe o joio do trigo, use informação que agregue valor e nada de adiar uma decisão por procurar justificar o que já está justificado com as informações que dispõe.

Informação todo mundo tem. Disciplina para transformá-la em conhecimento ou em ação planejada e que gere resultado, são poucos. Em seu livro Ética a Nicômaco, Aristóteles descreve a disciplina como uma das maiores qualidades do Homem. A indisciplina gera desordem física e mental, tira o foco, evita o planejamento, gera esforço desnecessário. É a mãe da bagunça. A disciplina modela o caráter. Informação sem disciplina para gerar ação é meio caminho para o fracasso.

Só a ação gera resultado. Que atire a primeira pedra o vendedor que nunca recebeu uma indicação para prospectar e posterga o contato até cair no esquecimento, ou então a quantidade de técnicas de vendas que aprendemos, mas que nos recusamos a usá-las apenas porque dá certo trabalho a sua implantação.

Por Paulo Araújo

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Inteligência de Negócios e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s