2013 chegou. Já fez seu planejamento?

Planejamento-1Início de ano é uma excelente data para fazer planos de vida, financeiro, profissional e educacional, dessa forma este artigo trás dicas importantes de como fazer o seu planejamento e como alcançar suas metas e objetivos

Início de ano é um ótimo momento para se fazer planos, criar novas expectativas, sonhar alto, realizar novos investimentos, ou seja, traçar metas e objetivos para que no decorrer do ano os mesmos sejam alcançados.

É importantíssimo definirmos nossos objetivos, saber onde queremos chegar e nos planejarmos, definirmos as ações que faremos para alcançar nossos objetivos e colocá-las em pratica.

O que torna tudo isso difícil é o fato de não termos costume em planejar monitorar e reavaliar nosso planejamento constantemente.

Mas o que é planejamento?

Planejamento pode ser definido de várias maneiras, como por exemplo o ato de colocar no papel ou na memória aquilo que você deseja alcançar no futuro.

Segundo Correia, em seu artigo no portal Administradores, “Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro”.

Em outras palavras planejar é você olhar para o passado ver o que deu certo e o que não deu, tentar absorver tudo isso como aprendizado e experiência. O que deu certo devemos repetir e/ou melhorar.

O que deu errado nós faremos as correções necessárias para criarmos novos planos e continuar em busca de nossos objetivos, seja iniciando tudo novamente ou continuando de onde paramos.

Planejamento em épocas remotas

Enfim, o planejamento faz parte da história da sociedade, da industrialização da tecnologia e da ciência.
Se quisermos alcançar resultados pessoais e profissionais devemos fazer bons planos, policiando e conduzindo não perdendo o foco e a flexibilidade para alocar os recursos necessários atingindo portanto, as metas e objetivos almejados.

Qual a importância do planejamento em nossas vidas?

O planejamento é um processo sistematizado, ou seja, primeiro você deseja fazer algo, depois você decide e por último você planeja.

O planejamento é essencial para que seu desejo se realize com sucesso. Vamos supor que você deseje fazer uma viagem onde você já tenha decidido o destino e agora só resta viajar. Se você não planejar o transporte, observar as condições climáticas, a quantidade de recursos financeiros necessários para gastar durante a viagem, certamente enfrentará problemas.

Quantas vezes já nos deparamos com notícias e frases do tipo “O Brasil não cresceu o suficiente por falta de planejamento”, ” Tal empresa faliu por falta de planejamento”, ” Vivo financeiramente numa situação difícil por falta de planejamento, “Tive um filho antes da hora por falta de planejamento”, “Quebrei a cara porque não soube planejar a vida” e etc.

O planejamento funciona como uma bússola que vai nos guiar para o destino certo, num tempo mais curto e gastando menos energia e recursos. Por isso é importante fazer planos e saber aonde e como deseja chegar.

Se eu não sei onde quero chegar, como posso escolher qual a melhor forma de agir? Sem objetivos definidos, nós aumentamos nossas chances de tomarmos decisões erradas ou de simplesmente não decidirmos nada e ficarmos à mercê da sorte.

O que planejar?

Acredito que muitos de vocês que estão lendo esse texto agora não tem o hábito de colocar seu planejamento no papel e segui-lo radicalmente, mas não se preocupem pois é típico de brasileiro deixar a vida levar e achar que tudo o que vier é ” lucro”.

Porém, como dito acima seu sucesso depende de como você planeja sua vida, aloca os recursos, conduz, monitoriza e reavalia seus planos, não perdendo o foco e sobretudo agindo eficazmente ao encontro dos seus objetivos.

Sendo assim, comece hoje mesmo a planejar:

>> Sua entrada na faculdade;

>> Os cursos que pretende realizar ao longo do ano;

>> Quantos e quais livros pretende ler;

>> Os lugares que deseja conhecer;

>> Seu casamento, sua lua de mel;

>> A empresa onde quer trabalhar;

>> O emprego dos sonhos;

>> As dívidas que pretende liquidar;

>> O quanto pretende poupar de suas receitas;

>> O quanto pretende gastar de seu montante;

>> O checkup médico que nunca é realizado;

>> O carro que sempre quis adquirir;

>> Realizar o sonho da casa própria;

>> O primeiro, segundo ou terceiro filho;

>> As festas que pretende realizar;

>> A igreja que vai frequentar.

Enfim, coloque todos os seus planos no papel, guarde num local de modo que possa ser visto constantemente, defina prazos para atingi-los e vá a luta, dessa forma você não perde o foco e norteia seu comportamento e atitudes para alcança-los.

Conclusão

Faça seu planejamento de curto, médio e longo prazo, pois assim seus sonhos e projetos ficam bem definidos e claros para acompanhar e alcançá-los. Depois faça uma revisão e veja quais são os de curto prazo, e coloque-os em ordem de prioridade. Foque somente um, até conseguir, e assim sucessivamente. A medida que você vai riscando, ou seja, realizando, isso vai gerando uma motivação interior que vai impulsionando a realizar todos os outros.

Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, pois, no momento que você quer alcançar tudo de uma vez e não consegue isso te deixa estressado e desmotivado levando a desistência e a sensação de incapacidade, de que é impossível e terminar o ano sem conseguir absolutamente nada.

Foco, resiliência e atitude essa é a formula para seu sucesso pessoal e profissional!

Fonte: Administradores

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Comportamento Humano e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s