Empresas esperam manter investimentos de produção e logística em 2013

Logistica-1Segundo pesquisa da Amcham, cerca de 70% dos empresários pretendem manter o nível de investimentos, enquanto 25% pretender aumentar.

Em 2013, a maioria das empresas tende a manter o nível de investimentos voltados à produção e à logística realizados em 2012. Segundo pesquisa da Amcham (Câmara Americana do Comércio), quase 70% profissionais desta área afirmam essa tendência, enquanto 25% apostam que o volume de aportes de suas empresas crescerão.

Em relação ao ano passado, os empresários apresentaram-se menos confiantes: a maioria, 65%, previa um aumento nos investimentos, enquanto 30% criam na estabilidade. Aqueles que preveem queda nos investimento somam 5%.

Para o plano dos investimentos em operações para 2013, as prioridades das empresas são a modernização das instalações, com 20%, e aquisição de equipamentos e maquinários, 15%. No ano passado, as duas categorias tinham 15% e 6%, respectivamente.

A busca por novas tecnologias é prioridade para 10%, sendo que, na pesquisa de 2011 (apontando perspectivas para 2012), essa categoria tinha 20%. Outros 10% priorizam investimentos em aumento da produção – mesma proporção identificada no levantamento do ano passado. Tem destaque a queda de ênfase na expansão fabril, que tinha 25% das respostas na pesquisa anterior e agora apenas 5%.

No que diz respeito a infraestrutura logística, os aportes têm se concentrado principalmente eficiência em processos e controle de custos, 40%, qualificação da mão de obra, 30%, e tecnologia da informação, com 15%.

Metodologia
Para captar percepções quanto a 2013, a Amcham ouviu, em parceria com o Ibope, 214 altos executivos de empresas de variados portes em diversas regiões do País. Neste recorte focado em operações e logística, participaram apenas profissionais dessas áreas.

Por Luiza Belloni Veronesi

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Oportunidades de Negócios e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s