Natura: setor de cosmético cresceu além de expectativas

Empresa acredita que o forte crescimento entre janeiro e junho foi favorecido pelo aumento da renda dos brasileiros no começo de 2012

O setor de cosméticos e higiene cresceu acima das expectativas da Natura no primeiro semestre deste ano, afirmou o vice-presidente de Finanças, jurídico e Relações com Investidores (RI) da empresa, Roberto Pedote. “Não temos indicação do mercado sobre o segundo semestre, mas imaginamos que nosso mercado crescerá menos do que nos primeiros meses”, afirmou nesta quinta-feira, em teleconferência.

Pedote afirmou acreditar que o forte crescimento entre janeiro e junho foi favorecido pelo aumento da renda dos brasileiros no começo de 2012. De acordo com dados do Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (Sipatesp) e Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado alvo da Natura cresceu 16,8% no acumulado do primeiro semestre ante alta de 8% no ano passado.

Pedote explicou, porém, que os números se baseiam nas informações de vendas fornecidas pelas próprias empresas e que até o momento não recebeu nenhuma indicação sobre o segundo semestre. O vice-presidente de Finanças da Natura reafirmou que a estratégia da companhia neste ano foi aumentar sua participação nos lares em que a marca já tem penetração. Segundo ele, a companhia terminou o ano passado com penetração em 61% dos lares brasileiros ante 38% de 2011. “Cerca de 47% das pessoas preferem nossa marca”, disse.

A Natura registrou queda de 1,5 ponto porcentual na participação de mercado (market share) no primeiro semestre deste ano, atingindo fatia de 23,2%. No segmento de cosméticos e fragrâncias a companhia reduziu sua participação de 38,2% para 37,6%, enquanto o mercado cresceu 13,8%. Já em higiene pessoal houve queda de 13,1% para 11,5% na fatia da Natura em um segmento que avançou 19,4% no mesmo período.

Margens

Pedote avaliou que as margens da companhia estão equilibradas apesar do ajuste de preços abaixo da inflação. A Natura promoveu reajuste em duas etapas neste ano, ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, segundo o executivo. “Fizemos um aumento de preço de 2% em fevereiro e outro de 2% em setembro. Em 2011, houve um ajuste de 4,5% no começo do ano”, explicou. Pedote não deu previsão de novos ajustes, mas contou que as alterações de preços são baseadas nas condições de mercado. “Também estamos de olho na concorrência”, disse.

Teste – A Natura estuda colocar em teste ainda este ano um canal de vendas eletrônicas. “Vamos fazer um teste com um pequeno grupo de consultoras”, afirmou Pedote. O executivo explicou que a companhia vai manter o foco na produtividade das consultoras e na evolução do nível de serviços. Segundo ele, entre julho e agosto a companhia mudou sua estratégia de vendas com foco em maior remuneração das consultoras. “As métricas anteriores visavam aumentar o número de consultoras. Porém, foram feitos ajustes para que as consultoras tivessem uma melhor remuneração, o que refletiu em melhora da força de vendas”, destacou. No trimestre, a base de consultoras aumentou 11,5%, ante alta de 16,2% no período imediatamente anterior. Do lado da produtividade, a companhia registrou expansão de 1,4% frente às quedas de 5,7% e 2,6% no primeiro e segundo trimestres deste ano, respectivamente.

Por Vanessa Stecanella

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Segmento do Varejo e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Natura: setor de cosmético cresceu além de expectativas

  1. camiseta disse:

    Que lindo seu espaço,ótima idéia 🙂
    estou compartilhando aqui
    Forte abraço Willian camisetas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s