Honda cria veículo com uma só roda

O Segway já demonstrou a eficácia dos controles robóticos para manter o equilíbrio sobre duas rodas. Agora, a Honda deu um passo adiante criando um veículo com apenas uma roda, o U3-X. Para equilibrar-se e receber comandos do usuário, o monociclo usa tecnologia criada para o robô Asimo.

Para pilotar o U3-X, basta inclinar o corpo ligeiramente à frente ou em direção a um dos lados. O monociclo responde andando naquela direção. Sua única roda é, na verdade, formada por um grande número de rodinhas em torno de um aro. Quando as rodinhas giram, o monociclo anda de lado. Quando gira o aro, ele se desloca para a frente ou para trás. A combinação dos dois movimentos permite andar em diagonal. Uma bateria de lítio fornece energia para os motores elétricos. Segundo a Honda, a carga é suficiente para uma hora de uso.

O U3-X pesa apenas 10 quilos e tanto o banquinho como os apoios para os pés são dobráveis para facilitar o transporte. A Honda diz que poderá ser usado em aeroportos, shopping centers e prédios corporativos. Um protótipo do U3-X é uma das atrações de uma exposição sobre transporte urbano aberta nesta semana na Cité de L’Architecture et du Patrimoine, o museu de arquitetura de Paris. Mas a Honda não divulgou quando pretende fabricá-lo.

Por Maurício GregoExame

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Tecnologia da Informação e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s