Materiais de construção deve movimentar R$ 87 bilhões

Segundo o IBOPE, o gasto per capita com material de construção para este ano será de R$ 538

Começou ontem (27) a Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção, um dos principais eventos do setor de construção da América Latina, e junto com ele a perspectiva de que para este ano os brasileiros deverão gastar R$ 87,79 bilhões com material de construção. Ou seja, uma estimativa de 14,8% de aumento em relação aos gastos em 2011, quando o valor total foi de R$ 76,43 bilhões.

Dentro da projeção que foi realizada pelo IBOPE Inteligência, as classes B e C são as que mais pretendem gastar. A classe B, responsável por 24,45% dos domicílios urbanos, é a que apresenta inclusive maior potencial de consumo nesse segmento: com 42,93% de todo o potencial de consumo. Já a classe C, que aparece com 52,38% dos domicílios em áreas urbanas, responde por 34,02% do potencial de consumo da categoria.

Quando analisado por região, o Sudeste se destaca pelo maior potencial de consumo, com 51,3%, seguido do Sul (18,08%) e do Nordeste (15,99%). Agora, se for considerado pelo consumo per capita, a região Sul é a mais representativa, com um gasto médio anual de R$ 676,39. Em segundo lugar aparece o Centro-Oeste, com R$ 630,39; depois a região Sudeste com um gasto médio per capita de R$ 596,43, o Norte (R$ 401,15) e o Nordeste (R$ 356,69).

O cruzamento de dados por região e classe social mostram que, ao contrário da média nacional, nas regiões Norte e Nordeste a classe C possui maior potencial de consumo. Já no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, seguindo a amostra nacional, o consumo da classe B é superior ao das demais classes.

por Redação

 

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Segmento do Varejo e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s