BI será destaque em dispositivos móveis, diz Gartner

Profissionais de inteligência de mercado – business intelligence (BI) – e analytics precisam conhecer as tendências do setor, incluindo crescimento o significativo na popularidade de aplicativos corporativos voltados para dispositivos móveis, caso queiram ser bem-sucedidos, segundo analistas da empresa de pesquisa Gartner.

“O mercado de BI e analytics vive hoje processo de evolução gradual”, disse o analista da Gartner, Neil Chandler.”Em 2014, a transformação nos métodos de BI, antes exclusivos para a geração de relatórios e assuntos relacionados a TI, deve incluir um grande número de outros departamentos”, completou.

Para Chandler, tal transformação mudará o tipo de BI e analytics. Como, também, modificará a maneira como e onde as informações são obtidas e como elas podem influenciar na tomada de decisão.

Por isso, a Gartner destacou quatro importantes previsões de inteligência de mercado, com o intuito de ajudar as instituições e seus departamentos a conhecer as tendências de tecnologia, mercado e gestão, que juntas “transformarão” o setor em 2011 e nos anos subsequentes: 

  • Em 2013, 33% das funcionalidades de BI serão consumidas por meio de dispositivos móveis
  • Em 2014, 30% das aplicações analíticas usarão funções de memória para adicionar escala e velocidade computacional e aplicações com recursos proativos e de previsão de resultados
  • Em 2014, 40% dos gastos com analytics serão com sistemas integrados e não com empresas de software
  • Em 2013, 15% das implementações de inteligência de mercado serão combinadas, envolvendo BI, colaboração e software social nos ambientes decisivos 

Transformação

No final do ano passado, segundo os analistas do Gartner no estudo “From Business Intelligence to Intelligent Business”, CIOs devem garantir que os programas de inteligência empresarial sejam tratados como uma “transformação cultural da empresa, e não apenas como um projeto de TI”.

Organizações costumam usar partes importantes do BI – como a modelagem de decisão e o suporte – para garantir que todos os trabalhadores, gestores e executivos possam tomar as decisões corretas em determinadas situações de negócio

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Inteligência de Negócios e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s