O que as empresas buscam em um arquiteto corporativo

Gestores de TI relatam que existe uma dificuldade de encontrar profissionais capacitados.

O diretor sênior de TI da empresa de transportes marítimos Matson Navigation, Srini Cherukuri, confirma a opinião de Ericksen, ao relatar teve bastante dificuldade para encontrar profissionais preparados para formar o grupo de arquitetura corporativa da companhia, em 2004. Uma das principais atribuições dessa equipe é definir padrões para desenvolvimento, qualidade de software e uso das aplicações da organização.

O diretor acrescenta que os melhores arquitetos são aqueles que conseguem entender quais dados trazem mais valor para a companhia e influenciam o desenho e a integração dos sistemas, para produzir informações diferenciadas.

“Para exercer essa função as pessoas têm de entender bem do negócio e detectar as necessidades dos clientes”, adiciona Ericksen. Ele informa ainda que esses profissionais precisam apresentar um profundo conhecimento tecnológico, mas que não se restringe, necessariamente, a códigos e a linguagens de programação. O que, de forma geral, depende de uma experiência de 10 a 15 anos no setor.

(Kim S. Nash) Por CIO/EUA

Anúncios

Sobre Ramires, F A. Borja

Sólidos conhecimentos em: GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Planejamento Estratégico Empresarial; - Balanced Scorecard (BSC); - Indicadores de Performance (KPI); - Avaliação de Potencial de Mercado; - Marketing Geográfico (GIS); - Business Intelligence (BI); - Inteligência Competitiva. GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA - Planejamento Orçamentário; - Plano de Negócios; - Análise de Custo, Volume e Lucro; - Ponto de Equilíbrio e Alavancagem Operacional; - Formação e Análise de Preços; - Retorno sobre Investimentos; - EVA, MVA, EBITDA e Fluxo de Caixa Descontado; - Risco de Crédito com Credit Score.
Esse post foi publicado em Inteligência de Negócios e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s